EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Empreendedorismo Social - ANIS

Apoiar o empreendedorismo social é assumir que a inovação e a criatividade podem ser utilizadas para tentar encontrar soluções a problemas sociais aparentemente irresolúveis.

Encontrar novos caminhos que promovam a inclusão social e que se adaptem a novas conjunturas é uma aposta irrefutável.

Numa economia cada vez mais dependente da dimensão social e relacional das atividades profissionais e pessoais, a inovação e o empreendedorismo social são agentes necessários a essa transformação de capital humano em atividade económica. Essa transformação pode contribuir para a criação de emprego inclusivo onde as políticas públicas devem intervir não só como agente micro económico no apoio financeiro, mas também como base de suporte técnico integrado de abordagem multidimensional a pessoas, equipas e projetos, ambiente mobilizador, facilitador e pedagógico, potencializando a iniciativa latente e muitas vezes fragmentada na sociedade civil.

A perda de emprego e a dificuldade de muitos jovens em conseguirem entrar na vida ativa coloca muitas famílias em sérias dificuldades económicas e sociais, mas cria também a oportunidade de novos rumos e novos projetos de vida.

A inovação e o empreendedorismo social podem ter um contributo de enorme importância nesta renovação do tecido produtivo e no enfrentar das consequências económicas e psicossociais do desemprego, seja através de novas empresas e organizações sociais, seja criando soluções inovadoras face às necessidades sociais cada vez mais complexas e diferenciadas.

Os desafios da sustentabilidade a longo prazo assentam no legado social, económico e ambiental que deixaremos às próximas gerações, onde a ética, o valor público e o interesse geral são necessariamente centrais e nos convocam no presente a pensar e agir diferente.

A inovação e o empreendedorismo social têm um significado potencial renovador e de diversificação da economia, dinamizando comunidades, economias e mercados locais. Cabe às políticas públicas promoverem esse ambiente germinal e solidário que a sociedade espera e serem o pilar da inspiração de todos os que querem dizer, “nós somos empreendedores sociais”.

 

Conheça o nosso Projeto SOCIAL CREATIVE LAB